CIOs, ASSUMAM SEUS LUGARES DENTRO DAS EMPRESAS

16 de fevereiro de 2016.
ARTIGO DE MARCO ZANINI
A tecnologia está
cada vez mais presente em nosso cotidiano. Com os smartphones, é possível pagar
contas pela internet e ver pessoas queridas do outro lado do mundo. Ao chegar a
um banco, temos a possiblidade de acessar nossas contas sem cartão, somente
encostando nossas digitais em um sensor biométrico. Porém, quando deslocamos
nosso olhar para dentro das empresas, vemos a Tecnologia da Informação como uma
área meio.  Comprometida com atividades
do dia a dia, os profissionais de TI ficam sem tempo para se dedicar ao core
business da empresa, sem “braço” para contribuir com ideias que poderiam trazer
soluções inovadoras para companhias de todos os setores.  Uma pesquisa realizada pela Deloitte aponta
que apenas 16% dos orçamentos dos gestores de TI (CIOs) são dirigidos para
esforços de inovação. A maior fatia do orçamento de TI (84%) é gasta na
execução das operações diárias e em mudanças incrementais.
Entretanto, se
estamos inseridos em uma sociedade na qual a tecnologia está cada vez mais
presente, por que esta não assume um papel de destaque, ao lado de outros
setores também estratégicos?
A solução pode estar
na Governança de TI, que tem como missão reaproximar e alinhar a tecnologia da
informação e os negócios. Dessa forma, é possível mostrar o papel decisivo que
a TI ocupa na sobrevivência das organizações. O primeiro passo deve ser dado pelos
CIOs das companhias, inserindo seus colaboradores no negócio e nos processos da
organização. Ou seja, entendendo a realidade da empresa em que estão e o setor
em que estão inseridos, os profissionais conseguem expandir sua visão. Ao
aproximá-los do core business da empresa, os profissionais executam ações
estratégicas que diminuem custos e aumentam a produtividade e,
consequentemente, a competitividade das companhias.
Outra medida
complementar seria a adoção do modelo outsourcing, ou seja, a contratação de
empresas especializadas em serviços de tecnologia, para que elas exerçam
funções operacionais de TI. Ao terceirizar serviços como service desk e
administração de redes, a área ganha fôlego e tempo para focar em pensamentos
mais estratégicos, que provoquem mudanças reais nas empresas. Os funcionários
passam de executores para gestores e planejadores, com foco no desenvolvimento
da companhia.
É papel da tecnologia
facilitar a vida das pessoas e pensar em maneiras de se aperfeiçoar
constantemente. Porém, quando falamos de TI Corporativa, é preciso ter uma
mudança de postura para mostrar como uma empresa informatizada ganha em
produtividade e competitividade. O avanço dos recursos tecnológicos desperta o
desenvolvimento de uma cadeia; as empresas ao serem mais produtivas têm a
chance de remunerar melhor e, dessa forma, aumentar a renda de seus
colaboradores, oferecendo produtos mais baratos e competitivos o que eleva o
lucro e favorece a evolução de uma sociedade ávida por soluções rápidas.
Marco Zanini é COO de
Produtos Próprios da Globalweb Corp e possui mais de 20 de anos de experiência
no mercado de Tecnologia da Informação.
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