COLUNA DA PROFESSORA ROSA PERRELLA

Liderança: os
desafios para manter uma equipe motivada
Rosa Perrela
Quando fui convidada para ministrar a palestra com
o título acima para empresários de pequenas e médias empresas, no mês passado,
foi um desafio, pois, o segredo da motivação é o “santo graal” que todo líder
empresarial gostaria de encontrar. Frase de Bob Nelson em seu livro “1001
Maneiras de Premiar seus Colaboradores”, que apresenta uma pesquisa muito
interessante sobre a associação entre reconhecimento e recompensa, que norteou
minha exposição e que desejo compartilhar.
Comecei a palestra interagindo com os
participantes, perguntando sobre os maiores desafios que enfrentavam para
manterem suas equipes motivadas, e obtive muitas respostas excelentes como
premiações por metas, viagens, benefícios por tempo de serviço, incentivo no
pagamento de faculdades e cursos.  Todas são maneiras plausíveis de
premiar as pessoas pelo seu desempenho.
Na verdade, ninguém motiva ninguém, mas pode
desmotivar, porém, a liderança pode influenciar, e muito a motivação de seus
colaboradores. Todas as pessoas querem ser reconhecidas, é uma necessidade
humana, precisamos nos sentir valorizados.
Desde a década de 1950, Abraham Maslow, querendo
entender a natureza humana, desenvolveu a hierarquia das necessidades da mais
básica a mais elevada: a realização pessoal. Esta, quando satisfeita, faz com
que a pessoa não seja mais movida pela necessidade de se afirmar, ficando livre
de qualquer dependência externa.
Porém, para ser assertivo, diante de tantas formas
de premiar as pessoas, o líder deve conhecer bem sua equipe, para recompensar o
colaborador com algo que realmente ele apreciará, e a melhor forma ainda é
perguntando para o membro da equipe quais as formas que se sentiriam
reconhecidos ou recompensados, uma vez que a motivação tem se mostrado cada vez
mais pessoal e situacional, o que serve para um não serve para todos.
Tenho um exemplo de uma loja em que os
proprietários imaginaram que uma boa premiação pelo atingimento das metas para
os vendedores, seria oferecer o convite com acompanhante para um jantar
dançante, muito bem frequentado pela alta sociedade local, cobiçado e
tradicional na cidade. Foi um fiasco, pois, as vendedoras acharam a proposta
interessante, mas não as empolgou, pois, muitas não teriam dinheiro para uma
roupa elegante para elas e para os maridos, algumas nem carro tinham, além de
não curtirem o tipo de música, ou seja, ninguém queria levar o presente de
grego.
O reconhecimento por um trabalho bem-feito é o
maior motivador de desempenho, de acordo com o autor. Ainda que o dinheiro seja
importante para as pessoas, a motivação é muito mais forte quando o
reconhecimento desperta emoção e realça um profundo sentido de valor, respeito
e fornece uma história que o colaborador possa contar à família, aos amigos,
talvez por muitos anos.
O elogio é um simples comportamento diário que
qualquer gestor pode adotar. Porém, o líder precisa estar atendo à sua equipe
para flagrá-los fazendo coisas boas, para fazer o elogio ou reconhecimento
pelas atitudes de forma imediata, de preferência em público. O melhor elogio é
feito pessoalmente, na hora, de maneira específica, de modo proativo. A palavra
reconhecimento refere-se a algo intangível, como um elogio, já a premiação
traduz algo tangível. Motivar é entusiasmar, é reconhecer as necessidades de
cada um e encorajá-los a partir disso.
Se um líder perceber que seu colaborar está um
pouco agitado naquele dia e a causa é que irá fazer uma prova mais tarde,
dependendo da autonomia da liderança, poderá liberá-lo mais cedo para estudar
um pouco mais e se sair bem, por exemplo. Infalivelmente, quando precisar de
algo desta pessoa, ela mesma agirá prontamente, gerando uma espécie de
“corrente do bem”.
Reconhecer e recompensar ações e atitudes motiva
quem foi reconhecido e estimula a equipe a compartilhar o que deu certo, além
de reforçar a autoestima.
Bolso, cabeça ou coração? As empresas que não
pensam em gente, não tem gente pensando nelas.

Rosa
Perrella é consultora em gestão de pessoas, coach organizacional, palestrante e
professora na IBE FGV Campinas, especialista em gestão de lideranças e
desenvolvimento de equipes. 
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