COLUNA DA PROFESSORA ROSA PERRELLA

22 de agosto de 2014.
LÍDER: ESPECIALISTA EM RELACIONAMENTOS
Aprender a Sentir
 Rosa Perrella
Em continuação à
série de artigos sobre a liderança, o texto de hoje é focado no item número 1
mencionado anteriormente: Aprender a Sentir.
São comuns os líderes
partirem da equivocada premissa de que devem fazer para os seus colaboradores,
o que gostariam que fizessem com eles. Equivocadamente, raciocinam a agem
apenas com base nos seus próprios desejos.
Desconhecem que os
interesses, anseios, desejos, valores e motivações não são iguais para todos.
As histórias das pessoas são diferentes, logo o que é importante e valioso para
o líder não é necessariamente para seus colaboradores.
Esquecem que o ser
humano é um ser histórico, com valores, crenças, conhecimentos e interesses
adquiridos e desenvolvidos através de processos de socialização completamente
diferenciados.
Para não cometer
enganos e injustiças, é imprescindível que os líderes “aprendam a
sentir” as posições dos seus liderados, ouvindo com atenção os seus
anseios e planos com relação à vida e ao trabalho.
A qualidade do líder,
não está apenas em conversar, mas sim em sentir e ouvir, com atenção os outros.
Aprendi com o querido
amigo e estudioso do comportamento humano Milton Oliveira, em seu livro
“Energia Emocional”, que “é ilusão acreditar que conversando a
gente se entende”. Milton afirma que “é sentindo que a gente tem
muito mais chances de entendimento”.
É frequente uma
conversa se transformar em um “monólogo alternado quando não há sentimento
e empatia”, comentário feito por outro profissional que também muito
admiro e estimo, Sylvio Zilber, especialista em criatividade e inovação.
É fundamental que os
líderes conheçam muito bem o que todos os seus colaboradores gostem e o que não
gostem de fazer; o que julgam que realizam muito bem e o que acreditam que
precisam melhorar; o que valorizam mais na vida e o que não ocupa um lugar de
destaque na hierarquia de suas ambições pessoais e profissionais.
Esta iniciativa
fortalece a posição do líder, pois dará a ele condições de melhor utilizar as
potencialidades e motivação daqueles que estão ali para contribuir, para
alcançar os objetivos da empresa que lidera. Conhecendo as opiniões e
sentimentos de seus colaboradores, os líderes contribuem para o despertar do
sentimento de “pertencimento”, fator essencial para que a motivação
brote, cresça e se desenvolva.
Rosa Perrella é
consultora em gestão de pessoas, coaching e mentoring organizacional,
palestrante e professora nos cursos de Pós Graduação e de Capacitação Gerencial
na IBE FGV Campinas. Especialista em gestão de lideranças e desenvolvimento de
equipes.  Mestranda em Educação, formada em Administração,  com 
MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela IBE-FGV Campinas, além de
Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, Psicologia Transpessoal,
Marketing Empresarial, Gestão de Pessoas e Negociação Avançada. [email protected] / www.rosaperrella.com.br
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

TURISMO DE NEGÓCIOS FOMENTA TAXA DE OCUPAÇÃO NO BLUE TREE TOWERS VALINHOS

O turismo de negócios se fortalece cada vez mais na Região Metropolitana de Campinas (RMC) …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn