COLUNA DA TANTAS COMUNICAÇÃO COM ANA PAULA ANGELINI

WhatsApp: um novo
canal de comunicação com seus clientes
Ana Paula
Angelini
Já não é mais novidade que as
empresas estão buscando cada vez mais as plataformas digitais para se
relacionarem com seu público. Afinal, perceberam que um bom gerenciamento e
monitoramento das redes sociais pode trazer muitos resultados positivos. Agora,
a tendência é que a aproximação ocorra cada vez mais de forma pessoal,
diretamente através do celular.
É aí que entra o WhatsApp, aplicativo
de comunicação instantânea que permite a troca de mensagens, imagens, vídeos e
até notas de áudio. No mês de abril, a plataforma atingiu a marca de 500
milhões de usuários no mundo todo. Diante deste cenário, algumas organizações
perceberam o potencial da ferramenta e não perderam tempo, já estão investindo
neste novo canal de comunicação.
Podemos citar como exemplo os jornais
Folha de São Paulo e o Estadão que, a partir deste ano, passaram a
disponibilizar um número de contato para receber mensagens de seus leitores.
Assim, as pessoas podem enviar sugestões de pauta, flagras e até notificações
de factuais direto do local da ocorrência. A nova prática ainda estimula a
interação dos leitores com a redação, que apura as informações recebidas e
analisa o que é relevante ou não.
Em matéria publicada no site da
Folha, no dia 02 de abril, o veículo fez um balanço do novo serviço, 20 dias
após estar no ar. Os leitores de várias cidades do Brasil enviaram imagens de
protestos, alertas sobre falhas de transporte, flagrantes de acidentes de
trânsito, fotos de pontos de alagamento e até denúncias de corrupção em
prefeituras. A notícia sobre o incêndio no auditório Simón Bolívar, do Memorial
da América Latina, em São Paulo, no dia 21 de abril, chegou para a Folha por
meio do WhatsApp. Mais uma vez, as novas plataformas digitais trazem mais
dinamismo para o jornalismo diário.
O novo canal de comunicação pode
trazer benefícios não só para empresas de comunicação, mas também para
organizações que prestam serviços à população. Imagine, para uma companhia de
transporte urbano, por exemplo, receber mensagens de usuários acerca de ônibus
que não pararam no ponto ou não passaram no horário? Um feedback importante que
que pode ajudar, ainda, no planejamento das empresas. Cabe às companhias este
olhar atento e, assim, decidir a melhor forma para usar este novo canal de
comunicação com seus clientes e consumidores.
A Tantas
Comunicação é dirigida pelos jornalistas Juliana Freitas e Alberto Augusto e
elabora estratégias de comunicação integradas destinadas ao fortalecimento da
imagem e da credibilidade das organizações junto aos seus públicos. A Tantas
Comunicação conta com uma equipe de jornalistas e designers especializada
em comunicação empresarial, o que engloba os serviços de Assessoria de
Imprensa, Publicações Customizadas, Comunicação Interna, Monitoramento de Redes
Sociais e Conteúdo Web. Saiba mais: www.tantas.com.br
Ana
Paula Angelini é jornalista na Tantas Comunicação, formada pela PUC-Campinas e
pós-graduanda em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

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