ESPECIALISTA DA 10 DICAS PARA FAZER NEGÓCIOS PELA INTERNET

23 de setembro de 2015.
Se a presença online
das empresas já é um fato consolidado, o mesmo não se pode dizer das
estratégias para aumentar as vendas. Referência no empreendedorismo digital a
autora do livro “Facebook Marketing”, Camila Porto lembra que muitas empresas
continuam utilizando o Facebook apenas como uma vitrine de seus produtos.
“Muitos só partem para a presença online, sem estratégias, apenas porque isso
se tornou obrigatório”, alerta. No entanto, é possível que qualquer empresa
aumente suas vendas e encontre novas oportunidades de negócios através da
presença nas redes sociais, relacionando-se com seu público e produzindo
conteúdo que faça diferença. Autora de três treinamentos focados no tema –
Facebook Essencial, Facebook 30 minutos e Facebook Ads, a especialista traz dez
dicas para fechar negócios através das redes sociais.
1- Comece pelo Google
e Facebook
Camila Porto explica
que, como praticamente todos os usuários estão presentes no Facebook e no
Google diariamente, o primeiro passo para uma empresa é se posicionar nestes
espaços digitais. Uma página no Facebook e um bom posicionamento no Google são
praticamente obrigatórios. Junto a isso, a empresa deve analisar em que outras
redes sociais pode se posicionar. “O ponto de partida é saber onde seu público
está”, completa Camila.
2- Conheça seu
público
Para que a empresa
saiba onde está seu público-alvo, ela precisa conhecê-lo muito bem. Para isso,
é necessário fazer pesquisas, buscar informações com os consumidores, e estudar
como eles atuam nas redes. Camila destaca que não conhecer o público é o
principal erro das marcas. “Mesmo que um negócio tenha um mercado amplo,
definir os grupos de clientes e as demandas de cada é um exercício que precisa
ser feito por qualquer empreendedor”, explica. Assim que o público for
conhecido, é preciso definir os objetivos da empresa. “Além de definir o
público, é preciso saber o que se espera das mídias sociais”, diz.
3- Relacione-se com
as pessoas
Ninguém entra no
Facebook – e nas outras redes sociais – para comprar. A empreendedora destaca
que o que as pessoas buscam é interagir. Portanto, o relacionamento e a conexão
com os clientes são os pontos fortes da rede social, e por isso deve-se apostar
no conteúdo e na interação. “As empresas precisam entender que o Facebook é uma
grande conversa”, resume.
4- Valorize o ROI e o
ROE
Quem investe em
anúncio nas redes sociais e no Google sabe que é necessário fazer determinados
cálculos para analisar a campanha. O ROI – Return Over Investment – é o retorno
em vendas a partir do investimento feito, e exige alguns conhecimentos
técnicos, como o de taxas de cliques e Google Analytics. No entanto, Camila
destaca a importância do que muitos profissionais chamam de ROE, o Retorno
Sobre Engajamento, que se propõe a calcular o investimento em posicionamento de
marca, por exemplo. “Não é fácil calcular o retorno para este tipo de
investimento, mas há formas de fazer isso, como avaliar quanto vale cada fã no
Facebook, por exemplo”, explica.
5- Tome cuidado com
as promoções
Muitas marcas gostam
de promover ações e campanhas no Facebook para conquistar engajamento.
Concursos culturais, por exemplo, costumam ser boas ideias. No entanto, Camila
destaca que, ao mesmo tempo em que o Facebook facilitou a criação de ações,
algumas exigências do governo criaram novas regras, deixando as promoções e
concursos mais burocráticos. “Na hora de fazer a sua campanha, é bom lembrar
que não podemos extrair IDs de usuários sem autorização”, alerta a
especialista.
6- Forme leads: isso
funciona com todas as empresas!
Camila Porto explica
que todas as empresas podem usar as redes sociais para formar leads,
independente do tipo de produto ou serviço oferecido. Leads são contatos de
possíveis clientes, que de alguma forma se interessam pela marca. Portanto, se
o empreendedor quer atingir um público mais específico, ele pode usar as
estratégias de redes sociais para esse objetivo. “Usar os anúncios para
encontrar clientes em potencial é um bom caminho”, exemplifica a especialista,
que entende as redes sociais como ferramentas para se vender todo tipo de
produto ou serviço. “Com a capacidade de segmentação de campanhas, por exemplo,
sempre é possível encontrar pessoas e possíveis clientes”, destaca.
7- Busque engajamento
sempre
Algumas empresas
podem ter dificuldade de conquistar engajamento do público. A empreendedora
ensina que é necessário testar diversos tipos de conteúdo até encontrar a forma
correta de atingir o público de uma marca. “Outra forma é usar anúncios para
impactar mais pessoas e retomar o engajamento”, explica Camila, que destaca a
importância de interagir com os fãs, fazendo com que ele participe.
8- Não separe o mundo
online do off-line
Embora as vendas
online sejam um foco importante para muitos empreendedores, as ações e o
conteúdo da empresa não precisam estar voltados apenas para que o cliente venda
pelo site. Muitas das ações nas redes sociais podem se converter em vendas fora
da web. “Hoje, com os celulares, o Facebook e a internet estão em todos os
lugares, não existe mais o mundo online ou offline”, conclui.
9- Valorize qualquer
retorno positivo
Todo investidor quer
aplicar o mínimo e receber os maiores resultados possíveis. Nas redes sociais,
no entanto, Camila entende que qualquer retorno positivo deve ser comemorado:
não há uma regra de qual a porcentagem de retorno exata, já que ela pode variar
conforme cada segmento. “Acredito que uma campanha que gere retorno positivo já
é um sucesso”, destaca, explicando que se o retorno é maior que o investimento,
já valeu a pena.
10- Transforme o
negativo em positivo
Quem está nas redes
sociais deve estar preparado para as reclamações e os comentários negativos.
Camila lembra, no entanto, que com um atendimento correto, um feedback negativo
pode se tornar em um cliente satisfeito. “Com diálogo, é possível entender a
situação e transformar uma experiência negativa em algo positivo”, finaliza.
Foto: Referência no empreendedorismo digital a autora do livro “Facebook Marketing”, Camila Porto.
Crédito: Divulgação.
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