FRANQUIA É A PORTA DE ENTRADA DO EMPREENDEDOR

19 de fevereiro de 2016.
Por suas
características de maior suporte e previsibilidade, o sistema de franchising é
uma porta de entrada para empreendedores que desejam criar seus primeiros
negócios. Não por acaso, diversos franqueadores, consultorias e fornecedores do
sistema de franchising irão participar da Feira do Empreendedor 2016, evento
promovido pelo Sebrae que ocorre de 20 a 23 de fevereiro, no Pavilhão do
Anhembi.
O mercado de
franchising vem se mostrando resiliente frente ao atual cenário brasileiro.
Mesmo com quedas expressivas no varejo e no PIB, o setor de franchising
registrou crescimentos nominais de 7,7% em 2014 e 8,3% em 2015. Existem mais
138 mil unidades de franquia em operação no País (uma expansão de 10,1% em
relação a 2014) que empregam quase 1,2 milhão de pessoas. Apenas em 2015, foram
gerados mais de 90 mil postos de trabalho diretos.
A natureza
colaborativa do franchising e a essência deste mercado é baseada na transmissão
de conhecimentos do franqueador para o franqueado e o compartilhamento de
recursos, cria um negócio que não parte do zero: o franqueado tem acesso a uma
marca estabelecida, produtos e serviços desenvolvidos e testados, processos
desenhados e uma cadeia de fornecedores e abastecimento já em funcionamento.
Isso tudo faz com que a mortalidade de negócios no sistema de franquias seja
muito menor (cerca de 4%) em relação a negócios isolados (cerca de 40%).
Segundo o
vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Altino
Cristofoletti, o empreendedor com pouca experiência tem no franchising a
oportunidade de ingressar no mundo dos negócios com um modelo pré-formatado e
supervisão constante, trazendo, portanto, mais segurança. “Além disso, a gama
de franqueadores é vasta, são mais de 3 mil, dando margem para que o
empreendedor escolha aquele cujo modelo de negócio ele tenha mais afinidade ou
conhecimento”, diz.
Na avaliação da ABF,
as principais vantagens do modelo de franquias para quem deseja abrir seu
negócio é o acesso a marcas já conhecidas, adesão a modelos de negócios
amplamente testados, suporte e orientação do franqueador, acesso de recursos
compartilhados como softwares, plataformas, materiais de marketing e
comunicação etc., orientação na elaboração e execução de planos de negócio, produtos
e serviços já desenvolvidos e, na maioria das vezes, testados e comprovados, maior
acesso a informações do mercado alvo (geralmente fornecidas pelo franqueador), em
alguns casos, necessidade de menos capital inicial de investimento, acesso a
serviços e treinamentos do franqueador e acesso a iniciativas de comunicação,
como propaganda cooperada.
A Associação
Brasileira de Franchising (ABF) é uma entidade sem fins lucrativos, criada há
29 anos para divulgar, defender e promover o desenvolvimento sustentável,
técnico e institucional do modelo de negócio denominado como
Franchising/Franquia. Sendo assim, a instituição reúne todas as partes
envolvidas na franquia – franqueadores, franqueados, consultores e prestadores
de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da indústria do
franchising no Brasil.
Entre as funções
desempenhadas pela entidade estão orientar o investidor como pesquisar
corretamente uma franquia, indicar leituras especializadas e fornecer dados
sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas
interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF
indica quais ações são necessárias para formatar o negócio, assim como
relaciona profissionais de consultoria em Franchising para auxiliarem o
processo.
Foto: Vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Altino Cristofoletti.
Crédito: Divulgação.
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