LUBRIFICANTES FENIX ORIENTA SOBRE OS CUIDADOS COM ÓLEO LUBRIFICANTE USADO E CONTAMINADO

23 de julho de 2014.
Originário da atividade industrial ou da troca de óleo do carro, o Óleo
Lubrificante Usado e Contaminado (OLUC), é um resíduo perigoso, que traz grandes
males à saúde e ao meio ambiente. O produto possui diversos elementos tóxicos,
como chumbo e arsênio, que causam problemas como vômito, diarreia e dores
abdominais e em alguns casos até coma. Além de dermatites, edemas, perda de
olfato e danos ao sistema nervoso.
Os danos ao meio ambiente são ainda maiores, pois o OLUC não é
biodegradável levando dezenas de anos para desaparecer. Quando descartado no
solo ele inutiliza a área tanto para o cultivo quando para a construção uma vez
que ele mata a vegetação e os microrganismos causando a infertilidade da área.
Se descartado no esgoto, o OLUC irá comprometer o funcionamento das estações de
tratamento de esgoto podendo até mesmo causar interrupção dos serviços.
Para entendermos a dimensão do problema o óleo de um único carro é capaz
de contaminar uma quantidade de água suficiente para abastecer uma família de
quadro pessoas por até 15 anos. “O
consumidor final acha que muitas vezes depois que ele dispõe o óleo do carro
naquele centro de troca o problema está resolvido, mas a questão é muito mais
ampla”, comenta Rodrigo Domene Diretor Industrial da Lubrificantes Fenix.
A Lubrificantes Fenix é uma empresa situada na cidade de Paulínia, que
realiza a coleta do OLUC nos pontos de geração e o rerrefino, único destino
aprovado legalmente em nosso país para o Óleo Lubrificante. O rerrefino é um
processo químico altamente complexo que transforma o OLUC em óleo base com
características próximas ao do primeiro refino.
“O rerrefino não vem a ser uma
reciclagem do óleo é um processo muito maior do que isso que envolve todo um
sistema de logística reversa. Nós da Lubrificantes Fenix nos preocupamos em
conscientizar constantemente os pontos de geração, mas nossa missão na LubFenix
de conscientizar o usuário de que ele tem a obrigação de questionar o centro de
troca se ele dá a destinação correta ao OLUC”, finaliza Rodrigo.
Foto: Veículo híbrido patente Lubrificantes Fenix.
Crédito: Divulgação.
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