RISCOS E FRACASSOS FAZEM PARTE DA INOVAÇÃO

10 de novembro de 2015.
ARTIGO DE CLARA LÓPEZ TOLEDO CORRÊA
Engana-se quem pensa
que para inovar são necessárias soluções complexas e nunca falhar. Para
pesquisadores de Harvard falhar é tão importante quanto inovar. E, ainda, que
as soluções geniais são geralmente aquelas mais simples e consideradas baratas
do que os métodos e soluções que falharam antes. Assim, inovar sem despender de
muito dinheiro é uma ideia que salta aos olhos do mundo todo – e dos
brasileiros. Mas, qual seria o motivo do mundo e suas partes reagirem de forma
diferente à inovação e suas falhas?
No Brasil podemos
observar que a maior parte das inovações tem seu nascimento em empresas grandes
ou de universidades públicas, como por exemplo, a Unicamp. Assim, pequenas e
médias empresas que representam 99% das empresas do Brasil não fazem parte do
cenário da inovação, pois para elas, errar para inovar pode significar a morte
prematura – como ocorre com mais de 50% das empresas instaladas nas
“incubadoras”. O que não se aplica aos Estados Unidos, onde o número de
pequenas empresas é bem parecido com o Brasil (99,7%), o ônus da inovação não
os afeta como no caso do Brasil. Assim, as pequenas empresas possuem quase 17
vezes mais patentes do que empregados de grandes empresas no Brasil. Deste
modo, essas inovações e suas falhas refletem PIBs diferentes. No Brasil a
inovação representa 20% do PIB e nos Estados Unidos esse número chega a
ultrapassar a metade.
Assim, inovar e
falhar possuem significados diferentes para nações, cultura, governos e
educações diferentes. Para o brasileiro, falhar pode significar a falência
(como ocorre com 50% das empresas em incubadoras nos dois primeiros anos), o
tolhimento de verbas para as universidades, o gasto dos estudantes para
consertar um equipamento.
Portanto, para nós
brasileiros inovar não é apenas uma questão de cultura e educação, mas de
amparo que não vem da lei e do próprio governo.
Clara López Toledo Corrêa é advogada da
Toledo Corrêa Marcas e Patentes. E-mail – [email protected]
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