ARION ADOTA CPqD BILING NA TARIFAÇÃO DE SERVIÇOS DE TELECOM EM TRÊS AEROPORTOS BRASILEIROS

02 de junho de 2016.
A operação e o
gerenciamento da infraestrutura de telecomunicações em aeroportos é um desafio,
uma vez que envolve a oferta de uma ampla variedade de serviços para um
universo de clientes bastante diversificado. Por isso, a operadora Arion
Services buscou a ajuda da solução CPqD Billing para enfrentar esse desafio em
uma área fundamental para sua atividade: a tarifação e faturamento dos serviços
de telecom prestados aos clientes instalados em três importantes aeroportos internacionais
nos quais atua.
Implantada desde 2014
nos aeroportos de São Paulo (GRU Airport), em Guarulhos, e de Belo Horizonte
(Confins), a solução do CPqD entrou em operação, em abril deste ano, também no
Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. “Uma das vantagens do CPqD
Billing é a agilidade na ativação de novas operações”, ressalta Carlos Marum,
sócio-diretor do Grupo Arion, que está completando 10 anos de atuação no
mercado brasileiro. “No aeroporto de Viracopos, por exemplo, em apenas um mês,
começamos a faturar usando essa solução”, acrescenta.
Marum também destaca
a robustez e a flexibilidade do CPqD Billing para acompanhar as mudanças de
portfólio da Arion e do próprio mercado. “Temos um volume de dados
considerável, um portfólio de serviços extenso e em constante mudança e um
universo de clientes com perfis diferentes e particularidades distintas. Por
isso, é importante contar com um sistema robusto e flexível”, explica. 
Atualmente, somando
os três aeroportos em que opera, a Arion tem cerca de 600 clientes de vários
segmentos como companhias aéreas, restaurantes, lanchonetes, lojas, bancos,
hotéis, locadoras de veículos, cooperativas de táxi, entre outros, que utilizam
seus serviços de telefonia (convencional e IP), de radiocomunicação, de comunicação
de dados e de banda larga, entre outros. Cada cliente tem necessidades
específicas envolvendo, além do portfólio básico, pacotes de serviços e
projetos customizados. E a fatura precisa refletir essas particularidades e o
que foi estabelecido em cada contrato. “Outro ponto forte do CPqD Billing é o
baixíssimo índice de erros e cancelamentos de fatura”, afirma o diretor da
Arion. “Nos últimos três meses, nossa taxa de erros foi zero”, acrescenta.
Fornecida como
serviço (na modalidade de Software as a Service), a solução CPqD Billing foi
concebida para dar suporte a processos críticos de tarifação, faturamento,
arrecadação, cobrança e contestação de faturas. Sua flexibilidade permite a
adaptação do sistema a vários segmentos e empresas, para atender necessidades
de naturezas distintas. “Essa flexibilidade facilitou a customização da solução
para o segmento de aeroportos, que vem sendo atendido pela Arion”, afirma
Sandra Lis Granado, da Diretoria de Negócios e Soluções de Mercado do CPqD. 
Configurável, com
interface totalmente web e arquitetura escalável, o CPqD Billing pode ser
integrado facilmente a outros sistemas utilizados pelas empresas prestadoras de
serviços a usuários, interagindo com aplicações de mediação, workflow, ERP,
CRM, etc. No caso da Arion, por exemplo, a solução do CPqD foi incorporada ao
portal de relacionamento com clientes (CRM), que abrange as áreas de operação,
comercial e help desk da empresa.
Foto: Sandra Lis Granado, da Diretoria de Negócios e Soluções de Mercado do CPqD. 
Crédito: Divulgação.
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