CI&T MANTEM RITMO DE CRESCIMENTO COM INOVAÇÃO

13 de dezembro de 2015.
Mesmo diante de um
cenário de retração econômica no país, faturamento da multinacional brasileira cresceu
38% com aposta na tecnologia para trazer novas fontes de receita a seus
clientes.
Apesar das projeções
apontarem para uma retração econômica no país de quase 3%, a CI&T estima
fechar 2015 com um crescimento de 38% em seu resultado, chegando a uma receita
de R$ 330 milhões. Especialista global em soluções digitais, a CI&T tem
investido na geração de inovações para empresas que estão na jornada da
migração do mundo offline para o online e on time. As exportações vão responder
por 30% desse valor, puxadas especialmente pela operação nos Estados Unidos,
onde a multinacional brasileira tem escritório desde 2006. A CI&T também
conta com operações na Ásia (Japão e China) e na Austrália.
Para Leonardo
Mattiazzi, vice-presidente de inovação da CI&T, não há nenhum negócio, cuja
existência não dependa fundamentalmente da tecnologia, nos dias atuais.
“Novas fontes de receita são viabilizadas a partir do uso inteligente da
tecnologia. No âmbito da inovação, basta olhar a lista das empresas que fazem
parte do “Fortune 500″ há apenas 15 anos atrás e as que fazem parte
hoje. Metade das empresas não está mais lá. As empresas não têm mais esta
prerrogativa de ser grande e continuar sendo grande. Todos são colocados em
ameaça por empresas menores, mais ágeis e que trazem uma perspectiva diferente
aos consumidores”, disse.
O executivo explica
que é preciso haver investimentos em tecnologia como saída para a crise
econômica no Brasil. “As empresas precisam pensar de maneira inovadora e encontrar
novas formas mais inteligentes de prover serviços aos clientes. O consumidor também
quer ser mais eficiente e atingir seus objetivos pessoais com custos menores –
e ele vai procurar soluções alternativas para os produtos e serviços
“tradicionais” que usa atualmente. A empresa que gerar inovação e usá-la de
maneira inteligente, dentro de um cenário em que seus concorrentes são
pressionados, consegue crescer e ganhar market share, mesmo diante de uma
recessão econômica. Por meio da crise, é possível sair fortalecido e criar
espaço para a diferenciação”, complementou.
Um exemplo de como a
CI&T tem atuado para apontar o caminho da inovação em ambientes
corporativos e num cenário econômico mais difícil é o projeto
“Garagem”. O espaço combina a cultura digital com a de “fazedores”
(makers), por meio de tecnologias de fabricação digital como impressoras 3D e a
conectividade de sensores inteligentes, a Internet das Coisas (IoT – Internet
of Things), para prototipagem de inovações de forma ágil, aberta e disruptiva.
Em sua Garagem, a CI&T demostra às empresas o potencial dessas tecnologias
para o futuro de seus negócios e a capacidade de absorver um novo tipo de competência,
gerando inovações rápidas. Como reconhecimento desse foco em inovação, o
projeto acaba de conquiStar a 5a posição no ranking geral no prêmio das 100+
Inovadoras no Uso da TI 2015 da IT Mídia em parceria com a PwC.
Aliada à estratégia
de inovação, a atuação internacional da CI&T também tem sido um pilar dos
bons resultados conquistados ao longo dos seus 20 anos de existência. Desde 2012
a empresa figura em posição de destaque no “Ranking FDC (Fundação Dom Cabral) das
Multinacionais Brasileiras” com faturamento até 1 bilhão de reais ao lado de
empresas como Embraer e Natura. O levantamento da Fundação calcula o grau de internacionalização
das empresas com base em metodologia internacional da Unctad e analisa a forma
como as multinacionais brasileiras adaptam sua gestão a ambientes culturalmente
diversos, a fim de ganhar e sustentar suas vantagens competitivas no mercado
global. “Nos últimos anos, a presença das empresas de tecnologia tem
crescido expressivamente no ranking e o grande desafio para estas companhias,
hoje, é elevar sua reputação, mostrando que têm o mesmo nível de entrega global
de grandes players”, explica Lívia Barakat, professora e pesquisadora da
FDC responsável pelo estudo.
A CI&T pretende
continuar investindo para aumentar sua presença e parcerias em mercados
internacionais. Stanley Rodrigues, CFO da companhia, destaca o fato de a empresa
estar analisando continuamente o mercado em busca de parceiros e até de potenciais
empresas para aquisições, com o objetivo de complementar seu portfólio de serviços
em plataformas digitais e UX (experiência do usuário). “Estamos sempre monitorando
o mercado e identificando oportunidades que possam reforçar o nosso processo de
crescimento orgânico”, explica Rodrigues.
Para 2016, a
expectativa da empresa é ampliar as iniciativas voltadas à construção da
jornada digital das empresas como um diferencial em suas operações. “A
inovação faz parte do nosso DNA, impulsionando nosso ritmo contínuo de
crescimento ao longo de 20 anos de mercado. Desde a fundação, a CI&T sempre
buscou atuar no mercado internacional como os EUA, por ser um ambiente mais
agressivo que o nosso. Isto nos dá a chance de antecipar cenários e sermos mais
competitivos. Mas, é possível inovar mesmo estando no Brasil. Para isso, basta
a vontade de realizar experimentos e criar um ambiente empreendedor, ser mais
ágil e criar soluções locais com mais rapidez. E as oportunidades para novas fontes
de receita começam a surgir”, finalizou.
A CI&T é uma
especialista global em soluções digitais escolhida por grandes líderes como
Coca-Cola, Natura, Motorola, Alelo e Banco Original para conduzir suas
complexas iniciativas de inovação digital e crescimento. Aliando conhecimento
profundo em tecnologias digitais e metodologias Lean e Agile, os times da
CI&T resolvem problemas de negócio com extrema habilidade de execução,
construindo o caminho entre o legado e o futuro. Fundada em 1995, com sede em
Campinas e escritórios em locais estratégicos da América Latina, América do
Norte, Europa e Ásia, a CI&T foi escolhida parceira do ano para serviços em
nuvem pelo Google e nominada “Cool Vendor” pelo Gartner. 
Foto 1 – Leonardo Mattiazzi, vice-presidente de inovação da CI&T.
Fotos 2 a 4 – Projeto Garagem desenvolvido pela CI&T.
Crédito: Tiago Lima.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn