EMPRESA DE LOGÍSTICA FOCA AÇÕES EM FRANQUIAS DO SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO

06 de outubro de 2015.

A empresa W Food Service, com
sede em Valinhos, conta com 42 funcionários e é especializada  no atendimento e no desenvolvimento dos
sistemas de gerenciamento de fornecedores, controle de estoques e logística
para as redes de franquias no segmento de alimentação e está há 4 anos no mercado.
A empresa possui 11 veículos adaptados com três temperaturas para alimentos
congelados, resfriados e carga seca atendendo todo o Estado de São Paulo, sul
de Minas Gerais e sul de Goiás até Rio Verde. Para as demais operações em
outros Estados brasileiros conta com parceiros logísticos que atuam no mesmo
padrão da W Food Service. Em 2014, a W Food Service cresceu acima de 50% em relação
a 2013 em novas operações  e
desenvolvendo melhor o sistema de atendimento dos clientes existentes.
O sócio proprietário da W
Food Service, Caio Toledo, disse que a empresa nasceu atendendo a demanda do mercado
por serviços especializados. “Em contato com alguns franqueadores, eles nos
apontaram essa necessidade. Iniciamos o trabalho com uma rede de franquias da
área de alimentação, como projeto piloto, e hoje atendemos a diversas marcas do
setor, cada uma com sua própria rede de fornecedores, que são credenciados e
contatados por nós”, diz.
Um case de sucesso da
empresa é a rede de franquias Big X Picanha, que há dois anos adotou a prática
e a W Food Service é responsável pela cadeia de suprimentos da rede mediando o
relacionamento das unidades com os fornecedores homologados, com atuação na
compra, revenda ou gestão das vendas diretas. A W Food Service armazena,
controla estoque e pedidos, e realiza as entregas para todos os franqueados.
“Nós tínhamos a estrutura logística e o Big X Picanha tinha a necessidade de
padronizar a franquia com serviços especializados. Listamos e cadastramos todos
os fornecedores e hoje cuidamos do abastecimento das 48 lojas da rede”, explica
aio Toledo.
Caio Toledo lembra que a
Big X Picanha acreditou no modelo de negócio da W Food Service, que é um pouco
diferente das operadoras logísticas tradicionais. “O nosso maior diferencial
está no fato que a gente consegue fazer uma operação chamada internamente de
operação híbrida. Normalmente  as
operadoras compram dos fornecedores das redes os produtos, internam nos seus centros
de distribuição e revendem para as redes. Isso no Brasil tem um complicador que
é a situação tributária, na qual incidem uma série de impostos em cascata. A
gente criou um sistema que o nosso centro de distribuição é um armazém geral e
a gente consegue viabilizar a venda direta do fornecedor com a loja, então o
fornecedor manda a nota fiscal de venda direto para a loja não tendo um agente
intermediário que compra e revende. Com isso nós temos uma economia de impostos
que impactam diretamente nos negócios dessas lojas”, diz.

A adoção do novo modelo
contribui para o crescimento da rede, que com esta gestão, otimiza a cadeia de
suprimentos e pode expandir com segurança sua atuação para todo o território
nacional e com custos menores. Ao assumir a cadeia de suprimentos, a W Food Service permite que os profissionais da Big X Picanha direcionem seus esforços para
outras áreas do próprio negócio. “Um dos pontos fundamentais para a expansão da
rede Big X Picanha é a estrutura logística utilizada para as lojas, um conceito
inovador para o mercado de franquias desenvolvido em parceria com a W Food
Service. Esse suporte não é encontrado em empresas do mesmo porte e é
extremamente importante para o sucesso da operação. Trabalhamos com compras e
recebimentos centralizados, gerando economia com funcionários,
desburocratização dos trabalhos administrativos e controles, pois o franqueado
entra em um único portal, consegue fazer todos os seus pedidos lá e ainda
recebe as mercadorias todas de uma vez. O franqueado ganha em economia de tempo
e dinheiro e o franqueador consegue organizar a operação e controlar a
padronização de insumos para todas as lojas”, revela Filipe Rizzo, diretor
comercial da rede Big X Picanha.
A W Food Service também
atende a Rede Montana Express e a Rede Lanchão & Cia de Campinas e tem como
foco redes, de todos os tamanhos, desde que dentro do segmento de alimentação,
uma área que, por sinal, mostra-se promissora no cenário nacional. O segmento é
o segundo que mais fatura com franquias no país, com 20,1%, atrás apenas do
setor de serviços. Já nos shoppings brasileiros, a alimentação é o setor que
tem maior participação de franquias, no qual 57% dos pontos de venda desse ramo
nos centros de compra são franqueados, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Foto 1 – Equipe da W. Food Service.
Fotos 2 e 3 – Frota da W. Food Service.
Crédito: Divulgação.

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