OJI PAPÉIS ESPECIAIS GANHA PRÊMIO DA ABTCP

 15 de outubro de 2014.
A OJI PAPÉIS
ESPECIAIS, com sede e fábrica em Piracicaba, líder nacional e latino-americana
do setor de papéis especiais térmicos e autocopiativos, ganhou pelo segundo ano
consecutivo o prêmio ABTCP Destaques do Setor de Papel e Celulose 2014. A
empresa foi indicada na categoria Fabricante de Papéis Especiais. O prêmio é o
maior reconhecimento do setor na América Latina e é concedido há 14 anos pela
ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel).
Para o diretor
comercial da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, Silney Szyszko, para ser habilitado a
participar e concorrer ao prêmio da ABTCP é um processo bastante amplo e
complexo que não compõe simplesmente de uma análise de mercado e da empresa. “È
uma análise profunda de todos os elos da organização. Passa por sustentabilidade,
por processo, por gestão, por questões comerciais, por mercado, então isso é
gratificante. Eu só recebi o prêmio. O prêmio literalmente é da empresa. O
prêmio é das pessoas que compõem a organização porque cada um dos colaboradores
pode participar da elaboração e das exigências que a ABTCP faz para você poder
se candidatar a esse prêmio e a gente poder ao final ser reconhecido com o
troféu”, diz.
Silney Sziszko destacou
que o papel térmico, é uma tecnologia presente no dia a dia das pessoas.
Segundo ele, a utilização de papéis térmicos como comprovante de compras tende
a subir nos próximos anos. Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban),
as transações com cartões de débito e crédito, por exemplo, subiram, em média,
18% de 2009 e 2013.
O térmico é o papel
que recebe um revestimento químico em sua superfície que o torna sensível/reativo
à presença de uma fonte de calor. A OJI tem seis linhas de produtos térmicos
para utilização de formas variadas. O TermoCopy é utilizado em aparelhos de fax;
o TermoLoto é usado na emissão de comprovantes de jogos e loterias; o
TermoScript é utilizado para cupons fiscais, comprovantes de cartão de crédito,
voto eletrônico, recibos, comprovantes de cinema, pedágio e companhia aérea,
ingressos e senhas; o TermoBank é utilizado para extratos e comprovantes de
transação bancária e de relógio eletrônico de ponto (REP); TermoTicket é
utilizado para emissão de contas públicas, tíquetes de estacionamento,
ingressos de espetáculos, parques e cinemas, parquímetros, carnês de cobrança,
tags de roupas e cartões de embarque e TermoLabel, que é utilizado para
etiquetas de uso em supermercado como gôndolas, balanças e refrigerados,
indústrias e lojas de varejo.
Silney Sziszko
enfatizou a economia alcançada na utilização do papel térmico  no mercado de contas públicas. “Recentemente
o mercado de contas públicas, que é um mercado muito interessante que faz a
leitura da sua conta de água ou de energia elétrica  e já entrega para você no mesmo instante porque
o leiturista está com um impressora portátil. Isso promoveu a economia de
escala de custo enorme porque o processo anterior passava por uma gráfica que
imprimia, que passava por um birô, passava pelo correio que entregava para
chegar no consumidor, então nós reduzimos cinco etapas em uma única”, diz.
O diretor comercial
da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, Silney Sziszko, revelou que no período de 2005 e de
2006, a empresa realizou um estudo visando o investimento de uma nova máquina
para produção de papéis térmicos apostando justamente no crescimento desse
mercado. O investimento foi consolidado em 2008. “Nós fizemos esse investimento
para poder surfar na onda de crescimento desse produto porque naquela ocasião a
nossa capacidade já estava esgotada, então nós tínhamos dois caminhos, ou não
fazia nenhum investimento e ia perdendo participação no mercado ano após ano, à
medida que ele crescesse, ou investia para não só poder manter, mas se
aproximar de todo esse crescimento e foi exatamente o que a gente fez”, lembra.
Segundo ele, quando o
equipamento entrou em operação em 2008 possibilitou um acréscimo de uma
produção de mais 25 mil toneladas com expectativa que esse investimento pudesse
suportar o crescimento do mercado em aproximadamente 5 anos, no entanto o
equipamento acabou atingindo a sua capacidade máxima em três anos. Isso
significa que o mercado cresceu muito mais do que a OJI imaginava. A empresa
registrou no período entre 2008 e 2013 um crescimento médio de 14% ao ano.
Silney Sziszko disse
que o autocopiativo tem uma história completamente antagônica ao do térmico. “A
partir de 2008 e 2009, principalmente com o surgimento da nota fiscal
eletrônica no Brasil esses produtos e esses mercados começaram a declinar
acentuadamente ao passo que em 2009 a gente produzia e vendia 50 mil toneladas/ano.
Hoje a gente vende 15 mil toneladas/ano, ou seja, em 5 anos ele se reduziu a um
terço”, comenta.
Silney Sziszko disse
que os países da região possuem demanda com relação aos autocopiativos. “A
gente começou a fazer um trabalho em todos os países da região, exceto México
que está mais distante e mais próximo dos Estados Unidos e a partir de 2009 nos
consolidamos no mercado externo desse material e hoje ele representa 50% da
nossa produção”, acrescentou.
Atualmente a OJI
PAPÉIS ESPECIAIS ocupa entre 80% e 85% de sua capacidade instalada numa escala
de 80 a 100.
Silney Szyszko é diretor
comercial da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, responsável pelas definições comerciais e
planejamento da empresa. Formado em administração de empresa e com MBA em
gestão empresarial, iniciou sua carreira na Votorantim Celulose e Papel (VCP)
em 1994 como estagiário. Seguiu toda a carreira dentro da área comercial,
exercendo os cargos de Executivo de vendas, Gerente de Vendas, Gerente de
Produto e Gerente Geral Comercial na VCP e na Fibria. Em 2011, com a formação
da Oji Papéis Especiais, assumiu o cargo de Diretor Comercial, ocupando essa
função até os dias de hoje.
Foto 1 – Diretor comercial da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, Silney Szyszko.
Foto 2 – Entrega do prêmio ABTCP Destaques do Setor de Papel e Celulose 2014.
Foto 3 – Fábrica da OJI em Piracicaba.
Crédito: Divulgação.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

BAZAR DAS BIAS OCORRE COM OPÇÕES DE PRESENTES PARA O DIA DAS MÃES

As empresárias e amigas Bia Milani e Bia Traldi se uniram em 2019 para trazer …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn