CPqD CRIA A ZELOX

O CPqD está apresentando uma nova empresa ao mercado, durante o CIAB Febraban 2012, que está sendo realizado nesta semana, em São Paulo. Trata-se da Zelox, primeira empresa formalmente constituída a partir do seu programa de empreendedorismo Inovar é Mais Negócio e que, no primeiro momento, tem o CPqD como acionista. A intenção é abrir seu capital a investidores interessados.

O foco da Zelox será oferecer a solução Gestão Integrada de Fraudes e Eventos no modelo de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês). Hoje, o CPqD comercializa essa solução, na modalidade de venda de licença, para grandes organizações financeiras do país, que utilizam o sistema para monitorar e correlacionar, em tempo real, as transações eletrônicas realizadas pelos clientes por meio de diversos canais de relacionamento, em especial, cartões de débito e de crédito e Internet banking. O presidente do CPqD, Hélio Graciosa, disse que com a adoção do modelo SaaS, o objetivo é tornar essa solução acessível também a instituições financeiras com operações menores. “Elas pagarão um valor pela quantidade de cartões monitorados e não precisarão investir em licenças de software ou em infraestrutura para rodar o sistema”, destaca.

A plataforma de serviços Zelox utiliza tecnologia desenvolvida por empresas como FICO (Fair Isaac Corporation) e Algar Tecnologia, além do próprio CPqD. “É uma solução inovadora, que analisa as transações de compra e os riscos de fraude, com base em modelos neurais que levam em conta dados como o comportamento e o perfil do portador do cartão de crédito, por exemplo. Seu modelo preditivo foi desenvolvido especificamente para o mercado brasileiro”, enfatiza Alexandre Gomes, diretor executivo da Zelox.

O pacote básico de serviços inclui, além do uso dos sistemas na modalidade SaaS, a geração de score por transação com uso de algoritmo neural e o atendimento de chamados de suspeita de fraude por especialistas (não por call center tradicional). Segundo o diretor da Zelox, a equipe de atendimento do serviço inclui consultores de prevenção a fraudes e sua infraestrutura tecnológica, de alta segurança e desempenho, permite atender altos volumes de processamento.
                                  
“Hoje, empresas como bancos, varejistas e operadoras de telecomunicações devem alavancar seus recursos de TI em produtos e serviços de inovação, em áreas como a prevenção à fraude, para melhorar seu relacionamento com seus clientes e dar-lhes respostas mais rápidas e mais eficazes a suas demandas por crédito. Com FICO™ Falcon® Fraud Manager, eles serão capazes de fazer tudo isso no campo de prevenção à fraude”, afirma Andreas Suma, diretor sênior da FICO para a América Latina.
                                  
A solução FICO™ Falcon® Fraud Manager é a mais precisa e abrangente para a detecção de fraude com cartão de pagamento, reduzindo as perdas em até 50%. Do total de cartões de crédito emitidos no Brasil por bancos, 41% são geridos por essa solução da FICO. “Ela permite aos emissores de cartões identificar padrões de fraude não detectados anteriormente e, ao mesmo tempo, fortalecer o relacionamento com o cliente por meio de uma melhor proteção e menos interrupções quando do uso legítimo do cartão. Quando a Zelox oferece SaaS, permite que esta solução inovadora atinja um novo segmento”, acrescenta Suma.

A Algar Tecnologia, empresa do Grupo Algar que oferece soluções em tecnologia para processos de negócios, fornecerá a infraestrutura de TI que permitirá a realização dos serviços. A companhia destaca-se no mercado por um dos maiores índices de disponibilidade em data centers, o que garante gerenciamento, segurança e qualidade. “Nossa participação nas operações da Zelox pretende proporcionar para a Gestão Integrada de Fraudes e Eventos a mesma efetividade de todas as operações da Algar Tecnologia voltadas para a área financeira”, afirma José Antonio Fechio, diretor-presidente da companhia.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ROBERT GIBBS, HEAD DE RH DA NASA, É UM DOS NOMES CONFIRMADOS DA SHARE CONFERENCE 2019

Pelo segundo ano consecutivo, a Share Conference chega à Campinas (SP) para proporcionar uma verdadeira …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn