O foco da Zelox será oferecer a solução Gestão Integrada de Fraudes e Eventos no modelo de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês). Hoje, o CPqD comercializa essa solução, na modalidade de venda de licença, para grandes organizações financeiras do país, que utilizam o sistema para monitorar e correlacionar, em tempo real, as transações eletrônicas realizadas pelos clientes por meio de diversos canais de relacionamento, em especial, cartões de débito e de crédito e Internet banking. O presidente do CPqD, Hélio Graciosa, disse que com a adoção do modelo SaaS, o objetivo é tornar essa solução acessível também a instituições financeiras com operações menores. “Elas pagarão um valor pela quantidade de cartões monitorados e não precisarão investir em licenças de software ou em infraestrutura para rodar o sistema”, destaca.
A plataforma de serviços Zelox utiliza tecnologia desenvolvida por empresas como FICO (Fair Isaac Corporation) e Algar Tecnologia, além do próprio CPqD. “É uma solução inovadora, que analisa as transações de compra e os riscos de fraude, com base em modelos neurais que levam em conta dados como o comportamento e o perfil do portador do cartão de crédito, por exemplo. Seu modelo preditivo foi desenvolvido especificamente para o mercado brasileiro”, enfatiza Alexandre Gomes, diretor executivo da Zelox.
A Algar Tecnologia, empresa do Grupo Algar que oferece soluções em tecnologia para processos de negócios, fornecerá a infraestrutura de TI que permitirá a realização dos serviços. A companhia destaca-se no mercado por um dos maiores índices de disponibilidade em data centers, o que garante gerenciamento, segurança e qualidade. “Nossa participação nas operações da Zelox pretende proporcionar para a Gestão Integrada de Fraudes e Eventos a mesma efetividade de todas as operações da Algar Tecnologia voltadas para a área financeira”, afirma José Antonio Fechio, diretor-presidente da companhia.